The Map

Sua pontuação:  

Seu Ranking:  

O MAPA

O menino olha seu pai estudando um mapa da cidade. Ele pergunta, “Porque precisa de um mapa?” O pai responde, “Porque vamos aonde nunca fomos antes. Talvez eu possa achar emprego nesta cidade.” O menino continua pensando. De repente ele diz, “Pai, meu aniversário está chegando logo. Eu não deveria pedir muito mas há uma coisa que o senhor pode me dar.” “Eu vou lhe dar o que posso, filho. Que é que você está querendo?” “Um Mapa”, o menino responde. O pai fica curioso. “Porque você quer um mapa”? O menino explica, “Eu já estou ficando grande, e vou a lugares que nunca fui antes.” E o senhor me disse, “Para isso a gente precisa de um mapa”. Imagine você no lugar do pai ou da mãe. O que você daria ao seu filho para dar direção à vida dele?

Porque Considerar a Bíblia?

Considere a Bíblia como o mapa para a vida. A sabedoria dela atravessa muitos séculos, mas ainda hoje em dia milhões acham sua mensagem tão refrescante e relevante como sempre. Pessoas descobrem que os seus princípios são válidos não só para o dia a dia mas também em todas as fases da vida. Elas descobrem o propósito para suas vidas. Esse propósito lhes dá esperança agora e para o futuro – até mesmo além desta vida. Elas acreditam num lar com Deus para sempre. Em outras palavras, elas acreditam na Bíblia quando a mesma se declara falar por Deus. Ao buscar um mapa para a vida, considere as afirmações da Bíblia. Vez após vez, nos assegura que é a pura palavra do nosso Criador. Sim o Mapa para a vida. Em mais que 2,000 lugares os profetas da Bíblia falam coisas como estas:

O Senhor me disse . . . Estas são as palavras do Senhor . . . O Senhor diz assim . . .

Moses said the Ten Commandments were written by the finger of God on stone tablets. Moisés disse que as leis de Deus, os Dez Mandamentos, foram escritas “pelo dedo de Deus” em tábuas de pedra (Éxodo 31:18). Ele relatou que Deus falou com ele “face a face, como um homem fala com seu amigo” (Êxodo 33:11). O Rei David disse,

O Espírito do Senhor falou por meio de mim; Sua palavra estava na minha língua (2 Samuel 23:2-3).

O profeta Jeremias escreveu,

Depois, estendeu o Senhor a mão, tocou-me na boca e o Senhor me disse: Eis que ponho na tua boca as minhas palavras (Jeremias 1:9).

Devemos perguntar seriamente, “Esses profetas tinham o mau hábito de mentir? Ou estavam falando a verdade, e Deus realmente falou por meio deles?” Jesus nos assegura que os profetas da Bíblia falavam a verdade. Ele tinha confiança nos seus relatórios da história (Mateus 12:40; 24:37-39). Ele confiava em todos os seus escritos – também chamados Escrituras – e nos ensinou a ter a mesma confiança (Mateus 5:17-19; Lucas 16:17,29; 24:27,44; João 5:39-47). Ele baseou seus ensinamentos nas exatas palavras que eles usaram (Mateus 19:5-6). Ele perguntou, “Vocês não leram o que Deus lhes disse?” (Mateus 22:31-32). Ele nos lembrou, “As Escrituras não podem falhar” (João 10:35). Os apóstolos (que falavam por Jesus) Paulo e Pedro ensinavam a mesma coisa.

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra”(2 Timóteo 3:16-17). “Porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens (santos) falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo” (2 Pedro 1:21).

 

O Livro

Como pode um livro chegar a ter tal título – O Livro? A Bíblia plenamente merece tal título especial. Não importa como a gente olha os fatos sobre livros, a Bíblia se destaca muito como O Livro.

Cópias Antigas

Quantas cópias antigas do Novo Testamento ainda existem? Somente na língua original, bem mais que 4,000. A mais velha dessas teve sua origem próxma ao tempo quando o Novo Testamento foi escrito. Entre escritos antigos, nenhuma outra coleção é confirmada por tanta evidência.

Traduções

A Bíblia, no princípio, foi escrita no Hebraico, Aramaico e Grego. Ela veio a existir em nossas línguas modernas através de tradução. A mensagem da Bíblia é tão importante que tem sido traduzida em 2,000 idiomas. Nenhum outro livro tem sido traduzido mais amplamente, e essa tendência continua.

Impressão

A Bíblia foi o primeiro livro impresso para pessoas comuns. Permanece sendo o livro mais impresso, circulado e lido de todos os tempos (bilhões mais de vezes que o próximo mais impresso).

Honestidade

A verdade e honestidade total da Bíblia faz com que esta seja bem diferente de outros livros de história antiga. A Bíblia mostra tanto o mal como o bem, até mesmo dos maiores líderes de Israel. Quer rei, quer escravo, rico ou pobre, homem ou mulher, todos eram medidos pela mesma regra, “a lei do Senhor”.

Adeptos

Mais de um quarto da população do mundo alega alguma crença na Bíblia. Três grandes religiões do mundo têm suas raízes ligadas à Bíblia. Qualquer pessoa que busca um Mapa para a vida deveria considerar a Bíblia.

Redação

Jesus confiava nos escritos dos profetas e nos ensinou a ter a mesma confiança. A Bíblia foi escrita por 40 homens durante um período de mais que 1,500 anos. A maioria desses escritores viveram em épocas diferentes. Eles não podiam trabalhar juntos de qualquer maneira direta. Mesmo assim a Bíblia tem uma história contínua fluindo através dela.

O Livro dos Livros

A Bíblia merece este título porque se destaca entre livros. Mas, em outro sentido, é O Livro dos Livros porque é uma biblioteca. Os primeiros 39 livros dela constituem o Velho Testamento. Foram escritos principalmente na língua Hebraica entre 1,500 e 400 anos antes de Cristo. (Muitos hoje em dia dividem a história em duas partes: A.C. refere-se ao tempo antes do nascimento de Jesus Cristo. D.C. refere-se ao tempo depois do nascimento de Jesus.) Os livros do Novo Testamento completam o Evangelho – que significa Boas Novas – sobre Jesus. Juntos estes 66 escritos formam um quadro completo e unido. Nenhum outro livro jamais foi escrito assim. Do jeito mais incrível, a Bíblia une séculos de história com a mais alta sabedoria. Acima de tudo, nos mostra o Caminho para voltar para casa com Deus.

Quais as suas necessidades?

Há muitas razões para levar a Bíblia a sério. Entre elas é a sabedoria prática para ter uma vida de sucesso. Qual é a sua necessidade? Veja se a Bíblia oferece ajuda para aquela necessidade ou sua raiz.

A Necessidade de Amor

“Pois Deus amou o mundo de tal maneira que deu Seu Filho unigênito, para que todo que nEle crê não pereça mas tenha a vida eterna” (João 3:16) “Vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim” (Gálatas 2:20).

Necessidade de Família

“Em amor nos predestinou (planejou) para ele, para a adoção de filhos” (Efésios 1:4-5). “Já não sois estrangeiros e peregrinos, mas… da família de Deus” (Efésios 2:19).

Necessidade da Vida

“Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (João 10:10). Jesus disse a ela, “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá” (João 11:25).

Necessidade de um Guia

“Desde a infância sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus” (2 Timóteo 3:15). “Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida” (Tiago 1:5).

Necessidade de Força

“Tudo é possível ao que crê … Para os homens é impossível; contudo, não para Deus, porque para Deus tudo é possível” (Marcos 9:23; 10:27). “Deus é fiel, e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar” (I Coríntios 10:13). “Tudo posso naquele que me fortalece” (Filipenses 4:13).

Necessidade de Segurança

“O meu socorro vem do SENHOR, que fez o céu e a terra … O SENHOR te guardará de todo mal; guardará a tua alma. O SENHOR guardará a tua saída e a tua entrada” (Salmos 121:2, 7-8). “De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei. Assim afirmemos confiantemente: O Senhor é o meu auxílio, não temerei; que me poderá fazer o homem?” (Hebreus 13:5-6).

Necessidade de Perdão

“Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados” (Atos 2:38). “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (I João 1:9).

Necessidade de Saúde

“Está alguém entre vós sofrendo? Faça oração…E a oração da fé salvará o enfermo, e o Senhor o levantará” (Tiago 5:13,15).

Necessidade de Paz

“Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças, E a paz de Deus, que excede todo o entendimento guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus” (Filipenses 4:6-7). “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize” (João 14:27).

Necessidade de Comida e Roupas

“E por que andais ansiosos quanto ao vestuário? … Buscai, pois em primeiro lugar o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mateus 6:28,33). “Fui moço e já, agora sou velho, porém jamais vi o justo desamparado, nem a sua descendência a mendigar o pão. É sempre compassivo e empresta, e a sua descendência será uma bêncão” (Salmo 37:25-26).

Necessidade de Amizade

“Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos … Já nos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer” (I João 15:13,15).

Necessidade de Esperança

“Segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, sem mácula, imarcescível— reservada nos céus para vós outros” (I Pedro 1:3-4). “A esperança proposta, a qual temos por âncora da alma, segura e firme” (Hebreus 6:19).

Todas as suas Necessidades

“Deus pode fazer-vos abundar em toda graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, ampla suficiência, superabundeis em toda boa obra” (2 Corintíos 9:8). “O meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades” (Filipenses 4:19).